Skip to main content

Reclamação – Experiência abusiva e aviso sério a todos os clientes

• January 16, 2026
  • 0 respostas
  • 0 visualizações

Escrevo este post como aviso público, porque o que vivi com a MOCHE/MEO ultrapassa largamente um simples erro de faturação. Foi má gestão, desinformação e total desrespeito pelo cliente.

Durante meses fui cobrado por valores elevados de dados móveis que não utilizei. Resido em Espanha e uso dados exclusivamente num número espanhol, informação que repeti dezenas de vezes ao apoio ao cliente. Apesar disso, as cobranças continuaram como se nada tivesse sido dito.

Ao longo deste processo:

• Fiz inúmeros contactos com o apoio ao cliente

• Fui mal tratado e despachado em várias chamadas

• Recebi respostas contraditórias de diferentes operadores

• Nunca houve uma solução real, apenas tentativas de me calar temporariamente

Aceitei mudar de tarifário três vezes, não por vontade própria, mas porque me foi repetidamente garantido que essa seria a “solução”. Não resolveu absolutamente nada. Serviu apenas para continuar a pagar mais.

O mais grave de tudo:
Depois de meses de insistência, a MEO decidiu devolver-me cerca de 40€, sem nunca explicar claramente o critério, apenas para, mais tarde, vir com uma nova versão da história. Foi-me então dito que, por permanecer mais tempo em Espanha, “por lei” iria sempre começar a pagar roaming — algo que eu tinha explicado desde o primeiro contacto. A “solução” apresentada foi simplesmente absurda: ir a Portugal usar dados móveis para “contrabalançar” o consumo. Isto não é uma solução, é gozar com o cliente.

Cansado da incompetência e do desgaste constante, pedi portabilidade do número em 30/12/2025, encerrando qualquer relação com a operadora. Ainda assim, continuo a receber cartas de cobrança, incluindo ameaças de ação judicial, por valores que existem apenas devido à incapacidade da MEO em gerir corretamente a situação.

Neste momento, a posição da empresa resume-se a: “tem de pagar”. Ignoram todo o histórico, as reclamações, as mudanças de tarifário impostas e o próprio valor que me foi devolvido anteriormente.

Isto não foi um erro isolado.
Foi um processo prolongado de desgaste, onde o cliente é empurrado até desistir e pagar.

Fica o alerta claro:
Não confiem em “soluções” dadas por telefone, guardem tudo por escrito e pensem duas vezes antes de aceitar mudanças de tarifário como resposta a problemas que a própria operadora criou.

Se este aviso evitar que alguém passe pelo mesmo, já cumpriu o seu propósito.