Já tentei saber a razão de reduzirem os minutos e pedir que me fornecessem as condições, aka o contrato atualizado, para saber como fica o resto, mas não me deram qualquer informações pela linha telefónica a não ser que as informações estarão disponíveis no dia 28/02 e que não vão enviar, especificamente, o contrato atualizado, ou as atualizações contratuais em si, aos clientes (a não ser que os contacte pelo email e os colegas digam que podem/querem/etc. enviar).
Como não meteram qualquer tipo de informação relativo a isso no site (nem que elas vão acontecer, nem o que é alterado, nem quando vão disponibilizar tudo isso no próprio site), acabei de enviar um email dado ser essa a alternativa dada no F.A.Q. (e também ter sido apenas isso que os operadores com que falei disseram que tinha de fazer). Quando me responderem, partilho aqui a(s) resposta(s).
Btw, o tarifário que tens é igual ao meu e, a não ser que tenhas custos extra, só tens que pagar 12,50€ e com o aumento de 1€ fica 13,50€.
Also, as alterações na forma que a net te é dada (pq a net que se vai receber -- 30 GB -- é o mesmo valor que tens agora -- 10GB + 15GB + 5GB = 30GB ) são “culpa” da ANACOM (aqui vai um link de um artigo que vi que fala sobre isso: https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2022-11-21-anacom-ordena-fim-das-ofertas-de-telecomunicacoes-que-violam-a-neutralidade-da-internet/ ); o aumento de 1€ tem a ver com o aumento que eles disseram que iam fazer em todo o lado (link de um artigo quer fala sobre o assunto: https://cnnportugal.iol.pt/telecomunicacoes/inflacao/e-cliente-da-meo-ou-nos-precos-sobem-7-8-a-partir-desta-quarta-feira/20230201/63da36850cf2c84d7fc5eae8 ); sobre a redução dos 10.000 minutos (penso que se refere ás chamadas) para os 5.000 minutos, os operadores com que falei disseram que isso é só mesmo pq eles querem, então estão só mesmo a reduzir os minutos pq lhes apetece (devem estar a passar muitas dificuldades nestes tempos difíceis : ) /s)
Espero ter ajudado, qualquer coisa que saiba mais, venho aqui dizer!! Have a nice day ~☆
Obrigada pela tua resposta!
Acabei agr de falar para a linha e confirmaram que o valor fica a 13,50€ e tb que teremos os 30GB de NET mas que a NET Oferta se manterá (não sei se tens o mesmo pq eu aderi numa promoção em 2020 ou 2021, em que me são acrescidos 5GB todos os meses, além dos 10GB e são cumulativos). No entanto, não fiquei comve vida. Duvido que continuem a dar esses gigas todos os meses além dos 30GB.
Já que souberam enviar SMS, tb podia ter colocado no site algum esclarecimento. Enfim... Aguardemos.
Deixo tb aqui esta informação do que pode ser feito (pode ser que ajude alguém):
O que é que os consumidores devem fazer?
- A primeira coisa a fazer é consultar o seu contrato e confirmar se, de facto, inclui a cláusula que prevê a possibilidade de atualizações de acordo com o índice do preço no consumidor do INE. Nem todos os contratos têm esta cláusula e, se não tiverem, o aumento pode ser irregular. (Já agora, se alguém souber como se pode ver o contrato no site por favor diga, ainda n descobri 🥴)
- No caso de o seu contrato prever uma mensalidade com valor fixo durante um determinado período (por exemplo, de 24 meses), que é considerado de fidelização, há a possibilidade de questionar a legalidade do aumento. Esta é uma das dúvidas levantadas pela Deco, que defende que os aumentos devem ser aplicados no momento da renegociação dos contratos.
- Requeira ao operador uma comunicação pessoal com a informação concreta sobre o valor do aumento e o valor final a pagar: "Não basta informar que vai haver um aumento, nem é suficiente enviar um link para um tarifário. Não é o consumidor que tem de fazer contas ou consultar tarifários, que são sempre confusos. Cabe ao operador dar a informação exata do valor final a pagar", explica Luís Pisco.
- Confirme a data em que foi informado da alteração: o aviso deve ser feito com 30 dias de antecedência. A Deco tem dúvidas, por exemplo, que a Meo e a Nos, que anunciaram aumentos a partir de 1 de fevereiro, tenham cumprido este prazo.
- Verificar se o que lhe é proposto é uma atualização (com base no índice do preço no consumidor do INE) ou uma alteração ao contrato - são coisas distintas e, no caso de ser uma alteração, o consumidor deve ter sempre a hipótese de terminar o contrato.
- Se estiver em situação de desemprego, de doença prolongada ou emigração pode cancelar o contrato com a operadora de telecomunicações. Consulte as condições no site da Anacom.
- Famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais podem pedir a tarifa social de internet. Consulte as condições no site da Anacom.
- Se tiver dúvidas, peça ajuda à Deco.
- Se considerar que o seu caso é irregular, pode fazer uma queixa à Anacom- Autoridade Nacional de Comunicações
Tenta procurar no e-mail que deste quando fizeste o teu contrato. Eu fui ao meu e-mail e encontrei. Procura pelo tópico condições do serviço ou procura pelo e-mail adesao@telecom.pt
Obrigada pelas informações que deste.
O que eles mereciam era irmos todos para a concorrência…..enfim
Obrigada pela dica. Por acaso encontrei mas é de 2016 🥹
Marquei a resposta como solução sem querer
Já agora podem dizer o valor do vosso aumento? É que desconfio que o meu aumento foi maior… Se me poderem ajudar com essa informação agradecia.
Parece que todos os planos Moche tiveram esta mudança.
Pelo que vi é ordem da ANACOM, mas as outras operadoras ainda não anunciaram esta mudança.
Só gostava de saber como fica a campanha de Natal depois disto...
De acordo com a mensagem que recebi (que está na minha primeira mensagem, tal e qual), o aumento será de 1€ apartir do dia 1 de abril
Isso foi quando a ANACOM acabou com o zero-rating e similares.
Por isso os Gb que eram para apps especificas passaram a ser geral.