Resolvido

Problema com dados móveis

  • 24 March 2022
  • 5 respostas
  • 548 visualizações

Boa tarde, eu tenho moche 3 GB, e à uns dias, recebi uma mensagem a dizer que já tinha atingido 80% dos dados móveis.

Eu só utilizo dados móveis para as aplicações ditas gratuitas como é que gastei tantos dados móveis visto que é raro utilizar dados móveis a não ser nas aplicações como o Instagram , o Facebook, o WhatsApp ? Liguei para o apoio cliente, fiquei imenso tempo à espera duma resposta, quando no fim dizem que me dao uma resposta dentro de 10 dias…. Entretanto fico sem perceber o que se passou.

Alguém me consegue ajudar a perceber esta situação ?

Obrigado.

icon

Melhor resposta por Alexandre Almeida 26 March 2022, 17:04

Vê o original

5 respostas

Reputação 3

Olá @Claudia Cardoso 

Para saberes ao certo o que está a acontecer tens mesmo de ligar para o atendimento. O Fórum não tem acesso aos dados dos clientes.

Mesmo com as apps gratuitas, gastam-se gigas com a visualização de coisas que estão alojadas fora destas apps gratuitas. A localização também gasta porque há muitas apps a serem usadas em segundo plano. Liga para o 16200.

Obrigada pela resposta.

Foi exatamente isso que fiz, liguei para o atendimento, não me souberam explicar o certo o que estava a acontecer, e disseram me que dentro de 10 dias ia ser contactada.

 

Quanto à sua explicação que e passo a citá-la “ mesmo com as apps gratuitas, gastam-se gigas com a visualização de coisas que estão alojadas fora destas apps gratuitas. A localização também gasta porque há muitas apps a serem usadas em segundo plano”, está correto o que referiu, porém eu apenas abri o Facebook e o Instagram, fiz scroll durante uns minutos, quando volto a ver os meus dados móveis passaram de 479mb (mais coisa menos coisa) para 409mb… Acho um pouco estranho, visto que não abri nenhum video nem nenhum outro tipo de conteúdo. Em outros meses isso nunca aconteceu…

 

Obrigada pela sua resposta mais uma vez.

Olá Claudia, sou Cliente MEO mas vamos a ver se sei lhe explicar melhor que os “profissionais” ;)

 

No pacote de apps gratuitas ( que não são gratuitas, possuem um plafond de 15Gb de internet ao abrigo da consumo de tráfego responsável)  não são consumidos exclusivamente dados desse plafond, mas porquê?

 

Imagine a seguinte situação:

  Abre o Instagram = consome dados do plafond “gratuito”;

mas

  A sua conta de Instagram, foi criada usando a sua conta gmail ( o email que usou na sua conta)

  Isso implica a app fazer conecção com os serviços google no seu smartphone, ou seja, é necessário gasto de dados móveis ( do seu plafond 3Gb) para o uso das app google para haver essa conecção.

 

ou seja

Abre o Instagram=o instagram vai buscar os seus dados da conta google=é enviado dados ( através do plafond 3gb)=o google envia de volta ao instagram e valida a sua conta e o seu uso (num instante)

 

e é assim que ao usar uma app “gratuita” consome duas vezes.

 

Aproveito para dizer que, nem é preciso usar apps para esse consumo ser gasto,

se tiver (por exemplo) um android com serviços google e android, eles, sempre que tiver com os dados ligados, iram transmitir dados para a central para: reconhecer atualizações, ver se tem e-mails, ver a sua localização etc e assim são usados os dados do seu plafond 3GB.

 

Para saber melhor sobre esses consumos, vá nas definições do seu smartphone e pesquise “Consumo de dados” e reveja que apps usam dados sem a sua permissão.

Reputação 3

Olá @Alexandre Almeida 

Obrigada pela resposta detalhada e explicativa :)

Olá boa noite , é o seguinte ah mais ou menos uma semana que não consigo a ceder aos dados móveis …

Isto torna demais pq há um problema e com a qual não consigo resolver 

Responder